CULTURA LOCAL É ABORDADA EM RODAS DE CONVERSAS NA 37ª SEMANA DA CULTURA

24-07-2017 13h 59

Buscando promover um amplo espaço de discussão e construção, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura e do Turismo (Secult), tem realizado na 37ª Semana da Cultura, as rodas de conversas trazendo para o centro do dialogo um olhar atento para a cultura local.
Os diálogos tem sido realizado no Auditório Pedro Tierra, e tem sido destaque dentro da programação, com a participação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), através dos professores, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta), dos moradores, agentes culturais, e a sociedade em geral.

319

A primeira roda foi aberta na quarta-feira, 21, com a temática sobre o “Censo Histórico de Porto Nacional”, em que foi apresentada a situação atual das casas e moradores do Centro Histórico, após um levantamento parcial de dados do núcleo histórico tombado, realizado através de um projeto integrado entre a UFT, ITPAC, Secult e IPHAN.
A mediação foi feita pela chefe de Divisão Técnica do Iphan de Tocantins, Cejane Pacini, pelos professores da UFT, Ariel Elias, Carolina Machado Bush, Juliana Ricarte, Napoleão Aquino, Rosane Balsan, e da professora do ITPAC Porto, Regina Cavalcante.
A Semana da Cultura tem demonstrado também que é o momento de evidenciar o patrimônio cultural de Porto Nacional, como refletiu a chefe de Divisão Técnica do Iphan, Cejane Pacini.

320

“O momento é de refletir sobre o estado de preservação e conservação do patrimônio que não é somente dos portuenses, mas é representativo para a nação. O Censo trás dados que vão subsidiar na tomada de decisão na gestão do patrimônio cultural tanto ações que são de competência do Instituto e também as ações que envolvem a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado do Tocantins, principalmente por conter o olhar dos moradores”, analisou Pacini.
A segunda roda de conversa a marcar o auditório Pedro Tierra foi a “Ruínas do Pontal”, mediada pelos professores doutores, Ana Custódia Neta, Odair Giraldin, pelo historiador, Djaime Aires, pelo jornalista Edvaldo Rodrigues e pelo monsenhor Jones Pedreira.
Já na sexta-feira, 23, o ciclo de debates é fechado com “Festas e Tradições”, apresentado pelas professoras doutoras da UFT, Rosane Balsan, Kátia Maia Flores, Noeci Carvalho, além dos professores mestres Thalyta de Cássia e Rogério Castro.

Ascom Secult – Luciana Macedo