SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS É CELEBRADA EM PORTO NACIONAL NO MUSEU HISTÓRICO E CULTURAL

22-05-2017 10h 55

253

Joaquim Maia falou da importância da preservação dos museus

O evento que aconteceu na noite desta sexta-feira, 19, no Museu Histórico e Cultural, é uma realização do Ministério da Cultura por meio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) e comemorou a 15ª Semana Nacional de Museus.

254

Coral Vozes Celestes de Porto Nacional

Este ano o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” dialoga intimamente com os objetivos do evento que visa promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Além do Prefeito, da Primeira-Dama, estiveram prestigiando o evento, secretários municipais, vereadores, e comunidade portuense. Também estiveram prestigiando o evento, os parlamentares Paulo Mourão e Waldemar Júnior.
O prefeito Joaquim Maia, iniciou sua fala agradecendo o empenho do secretário Arnaldo Bahia e de toda equipe do Museu Histórico. E destacou a importância de se ter um museu no município e a realização da Semana de Museus para a preservação da história e reconhecimento aos antepassados.

255

“Temos um museu que resgata a nossa memória e de alguma forma mostra a nossa cultura. Acredito que a nossa história tem que ser preservada. Cada um de nós vai construir a sua história e outros vão contar o que estamos vivendo hoje. É fundamental que tenhamos este sentimento de pertencer a Porto Nacional, porque se estamos aqui hoje, devemos às pessoas que começaram a nossa história, suaram e trabalharam muito para construir tudo isso que aqui existe. Devemos nos sentir parte desse patrimônio e dessa história para que assumamos o papel de protagonistas sociais no cuidado com a nossa cidade”, refletiu o prefeito Joaquim Maia.

256

Prefeito Joaquim Maia mostrando para suas filhas a história de Porto Nacional

Para o deputado Paulo Mourão um povo sem cultura não tem como atuar de forma positiva na sociedade e na oportunidade fez um breve depoimento da cena cultural de Porto Nacional durante sua gestão (2005-2008), após ser lembrado pelo secretário municipal Arnaldo Bahia, como o gestor que viabilizou a implantação do Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional, em 2008.

257

D. Nikita Cardoso, mãe do prefeito Joaquim Maia, recitou um poema observada
pelos deputados Valdemar Jr. e Paulo Mourão

Aproveitando a atmosfera cultural, a mãe do prefeito e entusiasta do centro histórico, Nikita Cardoso, aproveitou a ocasião para recitar um poema.

Ascom Secult – Luciana Macedo