PREFEITO JOAQUIM MAIA REALIZA AUDIÊNCIA EM DOIS MINISTÉRIOS EM BRASÍLIA EM PROL DE PORTO NACIONAL

19-04-2017 12H 22

Acompanhado pelo deputado federal César Halum, o prefeito Joaquim Maia e o
secretário da Cultura e do Turismo Arnaldo Bahia em audiência com o Ministro da Cultura, Roberto Freire.

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia em busca de parcerias com o legislativo se reuniu nesta última quarta-feira, 12, com deputados da bancada tocantinense, e esteve em audiência pelos ministérios do Governo Federal. Na pauta de sua viagem, o prefeito teve uma importante audiência com o ministro da Cultura, Roberto Freire, agendada pelo deputado federal César Halum. A pauta com o ministro Roberto Freire teve como destaques, a revitalização e reimplantação da Biblioteca Municipal Eli Brasiliense, e ampliação e readequação do espaço físico do Centro Cultural Durval Godinho.
O prefeito reforçou também ao ministro o convite para participar da Semana da Cultura que acontecerá em junho, em que ressaltou a importância histórica de Porto Nacional.

Prefeito Joaquim Maia com Ministro Roberto Freire

“Roberto Freire é uma referência no cenário cultural e político do Brasil, e pude apresentar a ele o nosso projeto, e inclusive convidá-lo a participar conosco da 37ª Semana da Cultura. Ele mostrou-se entusiasmado com a história de Porto Nacional”, contou o prefeito Joaquim Maia, que aproveitou o ensejo e a boa acolhida do Ministro para falar que recordou, quando ainda estudante em Brasília, que Roberto Freire em um debate no Colégio Sigma, juntou as carteiras e discursou em cima delas. O fato o marcou, e foi uma surpresa para o Ministro a recordação do portuense.
Por sua vez, o ministro disse que pretende visitar Porto Nacional, e refletiu, “vou fazer o ministério voltar os olhos para o norte, é nossa responsabilidade fazer uma política de compensação em relação ao desenvolvimento desta importante região”.

Prefeito e equipe no Ministério do Turismo

Com o objetivo de alavancar o potencial turístico de Porto Nacional, o prefeito foi até o Ministério do Turismo, sendo recebido pelo secretário Nacional de Estruturação do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima, o diretor chefe do gabinete da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Hercy Ayres Rodrigues Filho, e pelo diretor do Departamento de Infraestrutura Turística, Felipe Aguiar Fonseca. Joaquim Maia pediu apoio do Governo Federal para a revitalização do entorno da Praça Nossa Senhora das Merçês, para a temporada na Praia Porto Real, Semana da Cultura, e alguns pedidos de obras, como reforma do terminal rodoviário, construção de Praça no Setor Nova Capital, e a implementação do Catu (Centro de atendimento ao turista), que comercializará também produtos dos artesãos locais, entre outras demandas.
As reuniões foram acompanhadas pelo deputado César Halum, pelo secretário municipal da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia e equipe.

Ascom Secult- Luciana Macedo