CENTRO HISTÓRICO DE PORTO NACIONAL PASSARÁ POR CENSO

15-03-2017 16h 39

117

Sec. Arnaldo Bahia com parceiros passou ao prefeito como será realizado o censo

Pautada nas instituições parceiras, o secretário Arnaldo Bahia formalizou a reunião apresentando o Censo, projeto integrado com a UFT, ITPAC PORTO, Secult e IPHAN que tem como objetivo o levantamento de dados e informações sobre os moradores, imóveis e aspectos culturais do Centro Histórico de Porto Nacional. Na ocasião, o secretário apresentou a participação do novo Superintendente Substituto do Iphan de Tocantins, Marcos Aurélio Camara Zimmermann. E destacou também a parceria do IPHAN na Semana da Cultura.

O prefeito Joaquim Maia deu as boas-vindas ao atual superintendente do Iphan, e recebeu com entusiasmo como as parcerias foram conduzidas, tendo como foco a valorização da comunidade portuense, em especial os moradores do centro histórico. Em seu pronunciamento, elogiou as ações realizadas pela Secult, agradeceu ao secretário Arnaldo Bahia pelo esforço, que considera indispensável para uma gestão competente e produtiva. E se colocou à disposição em ajudar nas condições para que as parcerias precisem para avançar nas ações realizadas.

119

Prefeito recebeu de presente a camiseta padronizada com a imagem do Centro Histórico

“Este ato merece ser celebrado, porque entendemos que a aproximação das instituições que cuidam e velam pela cultura é vital. O lançamento de um censo é um passo importante, além de estratégico, para o patrimônio cultural de Porto Nacional, e para a preservação da nossa história. Estamos de portas abertas para os órgãos e instituições que precisarem falar conosco”, destacou o prefeito.

O ato foi marcado pela entrega de camisetas padronizadas, uma parceria do governo municipal, através da Secult, com as universidades, UFT e ITPAC, e o IPHAN. As camisetas irão facilitar a identificação dos estudantes recenseadores, supervisionados por professores, que atuarão na aplicação do Censo no Centro Histórico. Os moradores da área de tombamento também irão colaborar com a pesquisa.

“O Censo será realizado por alunos dos cursos de Geografia e História da UFT e Arquitetura do ITPAC, sob a coordenação da equipe de Pesquisa de Extensão e Ensino. As atividades serão iniciadas ainda no mês de março e deverão ser concluídas até o mês de junho. Estamos levantando dados e informações sobre moradores, imóveis, aspectos culturais e turísticos do centro histórico para subsidiar políticas e programas de melhoria de condições de vida para a população residente no Centro Histórico”, explicou a professora Dra.Rosane Balsan. Ressaltando que, o resultado do Censo será apresentado na Semana da Cultura.

O novo Superintendente Substituto do Iphan de Tocantins, Marcos Aurélio Camara Zimmermann, acompanhado da equipe do instituto, a fiscal chefe de divisão técnica do Iphan, Cejane Pacini, e da arquiteta e chefe do Escritório Técnico de Natividade, Sátyla Cerqueira, reconhece que as parcerias trarão ganhos para as instituições, e para a sociedade portuense.
Além da Professora Rosane Balsan, representando o Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades), participou da reunião, Carolina Busch Pereira, Regina Cavalcante, Juliane Ricarte e Napoleão Aquino, professores das instituições parceiras e responsáveis pelo Censo. Também esteve presente na reunião, o Diretor de Campus da UFT de Porto Nacional, George França.

A reunião contou também com a participação do Diretor de Cultura, Marcelo Alessandro, e do Superintendente da Cultura e do Turismo, Geovane dos Santos. Além das moradoras e entusiastas do Centro Histórico, Dona Iarirene Braga e Nikita Cardoso, mãe do prefeito Joaquim.

ASCOM SECULT- LUCIANA MACEDO