SECRETÁRIO DA CULTURA E TURISMO SE REÚNE COM CLUBE DOS VIOLEIROS E ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE PORTO NACIONAL

20-01-2017 17h 05min

27

Secretário Arnaldo Bahia, com a viola, com representantes do Clube dos Violeiros

O secretário da Cultura e Turismo (Secult) Arnaldo Bahia, cumprindo a recomendação do Prefeito Joaquim Maia de dialogar com todos os segmentos, se reuniu acompanhado do Diretor de Cultura Marcelo Alessandro e do Superintendente de Cultura Geovane dos Santos com membros do Clube dos Violeiros que atualmente se encontra desativado e com a Associação dos Artesãos para discutir ações que possam dar visibilidade e comercialização dos produtos locais de forma abrangente.

A reunião com os violeiros teve como objetivo despertar na comunidade e nas novas gerações a importância de valorizar a cultura popular e manter viva uma tradição que já faz parte da cidade.

Para o secretário da Secult, a reativação do Clube dos Violeiros que já tem história e tradição em Porto Nacional, desempenhará importante papel social ao proporcionar a população acesso a cultura tradicional, abrangendo as mais variadas manifestações tradicionais da população.

"Temos uma cultura definida em Porto Nacional, mas a mesma se encontra adormecida. Estivemos ouvindo o Clube dos Violeiros e a Associação dos Artesãos porque precisamos resgatar, fomentar e criar condições para que possamos falar de cultura. Temos que ouvir as necessidades onde o poder público pode ser parceiro e será. As condições serão criadas através de discussão como estas quem têm ocorrido, afinal, a orientação do prefeito é ouvir todos os segmentos e classes para que possamos discutir as ações do plano de cultura para Porto", explica.

A reivindicação da Associação dos Artesãos de Porto Nacional é quanto à necessidade da valorização do artesanato local. Segundo o Presidente da Associação, Tauru, faltou interesse dos gestores anteriores em auxiliá-los, como a participação em feiras regionais, além do incentivo para a venda de produtos, e melhorias na infraestrutura da sede da Associação. Mas acredita numa parceria positiva com a Secult. "Pra gente é muito importante, essa preocupação da atual gestão com o nosso setor, e as nossas necessidades. Eu creio que dará pra formarmos uma boa parceria", pontuou Tauru.

Para o cineasta João Luiz Neiva que acompanhava a reunião, o diálogo com os artesãos é fundamental para que os resultados sejam mais frutíferos.
"Essa união entre gestor com as associações públicas ou privadas precisam ser um diálogo com o princípio que seus projetos possam ser realizados, através de um plano de trabalho", frisou Neiva.

Ascom Secult - Luciana Macedo