O evento conta com parceria da Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (Secult).

O Roteiro Geo-Turístico da Universidade Federal do Tocantins (UFT) abriu na última quinta-feira (22) a programação do “Ciclo Audiovisual sobre Memória, Patrimônio e Preservação Cultural de Porto Nacional” e se estende até o dia 17 de maio. O evento conta com parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (Secult), do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e da COMSAÚDE. A idealizadora da iniciativa é a Professora Dr.ª Rosane Balsan.

Ciclo Audiovisual

O Ciclo Audiovisual propõe a divulgação e a preservação da cultura portuense por meio do documentário, que tem como objetivo discutir questões relativas ao patrimônio cultural e a temas transversais, com a participação de palestrantes externos e debatedores convidados.

Com um diálogo sobre a educação portuense, o ciclo foi aberto com o documentário “Sagrado Reminiscências”, conduzido pelo professor Msc. César Evangelista Bressain. O documentário flerta com as reminiscências do Colégio Sagrado Coração de Jesus, fundado em 1904, na cidade de Porto Nacional, no antigo norte de Goiás, atual Estado do Tocantins.

Secretaria da Cultura e Turismo de Porto Nacional participa de palestra sobre patrimônio cultural do município na UFT 2

Professora Iarirene Braga, moradora e entusiasta do Centro Histórico de Porto Nacional

Cultura

Na oportunidade, o secretário Arnaldo Bahia destacou a importância de a comunidade estar dentro da universidade para falar dessa temática.

“A gente vive um momento em que ou falamos isso agora ou perdemos elementos da nossa Cultura. Não podemos deixar de falar de onde a gente veio, o nosso lugar. E aqui estão sendo discutidas essas possibilidades”, refletiu Bahia. O evento traz uma programação gratuita e é destinada a fotógrafos, historiadores, geógrafos, estudantes e demais interessados pelo tema. Haverá emissão de certificado aos participantes.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)