Ordem de Serviço para construção da ponte sobre o rio Tocantins será assinada nesta segunda, 23

porto nacional ponte foto elson caldas ATN 1

Governador Marcelo Miranda e prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, convidam para solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para construção da ponte sobre o rio  Tocantins

A boa e tão esperada notícia do lançamento das obras para a construção da nova ponte de Porto Nacional, atravessando o rio Tocantins, enfim chegou. Já está agendada para a próxima segunda-feira, 23 de outubro, a assinatura da Ordem de Serviço pelo Governador Marcelo Miranda, que, juntamente com o prefeito Joaquim Maia, estarão dando assim o primeiro passo definitivo para que as obras comecem.

A obra orçada em 130 milhões de reais, teve a liberação do empréstimo junto à Caixa Econômica Federal aprovada pela Assembleia Legislativa no dia 13 de setembro.

A nova ponte terá 1.488 metros, sendo 1088 de vão e 400 de aterro. Uma obra essencial para o desenvolvimento não só de Porto Nacional, mas de todo o Tocantins. A antiga ponte tem apenas 900 metros e foi construída entre os anos de 1976 e 1979. Atualmente o seu tráfego está limitado a veículos leves, ou caminhões de até 30 toneladas de carga. A limitação começou em 2011, quando técnicos atestaram danos na estrutura que a condenaram.

Luta

O movimento pela construção da nova ponte levou a população de Porto Nacional a realizar vários protestos, culminando inclusive na interdição temporária do tráfego. O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, na busca de pressionar o Estado e a Federação pela construção da ponte, ainda no mês de março, realizou uma audiência pública que tratou sobre medidas que poderiam adiantar o início da obra. Para a Audiência Pública, Joaquim Maia convidou os prefeitos da região, entre eles o prefeito Gesiel Oliveira do Santos (Oliveira de Fátima); Washington Luiz Vasconcelos (Fátima); Miyuki Hyashida (Brejinho de Nazaré); Almir Batista Silva Amaral (Pindorama); Arquivardes Avelino Ribeiro, Date (Monte do Carmo) e Gernivon Adão Ribeiro (Silvanópolis). Além dos gestores municipais, foram convidados os Promotores de Justiça, Dr. Vinicius de Oliveira e Silva e Drª. Marcia Mirele Stefanello Valente, e vereadores. Naquele momento foi criada uma comissão que passou a buscar soluções para o impasse, o que, sem dúvida, contribuiu para esse grande momento.

Solenidade de Assinatura da Ordem de Serviço

Data: 23 de outubro de 2017