Prefeitos de Porto e região formam comissão para cobrar início da construção da ponte no rio Tocantins

22-03-2017 15h 52

136

Prefeito Joaquim Maia foi o  autor da propositura

Na noite de ontem, 21, no plenário da Câmara Municipal de Porto Nacional, seis prefeitos da região atenderam ao convite feito pelo prefeito Joaquim Maia para participarem da audiência pública que tratou sobre a construção da nova ponte de Porto Nacional sobre o rio Tocantins. Entre eles o prefeito Gesiel Oliveira do Santos (Oliveira de Fátima); Washington Luiz Vasconcelos (Fátima); Miyuki Hyashida (Brejinho de Nazaré); Almir Batista Silva Amaral (Pindorama); Arquivardes Avelino Ribeiro, Date (Monte do Carmo) e Gernivon Adão Ribeiro (Silvanópolis). Além dos gestores municipais, foram convidados os Promotores de Justiça, Dr. Vinicius de Oliveira e Silva e Drª. Marcia Mirele Stefanello Valente, e vereadores.

Presidindo a audiência, o prefeito Joaquim Maia fez um relato do quanto a interdição parcial da ponte, que permite apenas a passagem de veículos com até 30 toneladas, tem prejudicado Porto Nacional e região. “A limitação do trânsito na ponte imposta pela seu comprometimento estrutural tem sido um entrave para a nossa economia. Os fretes que buscam desvios encarecem os nossos produtos e isso tem nos causado enormes prejuízos. O intuito de estarmos reunidos é para que formemos uma comissão que discuta e provoque o início da obra da construção da nova ponte. Unidos, a nossa voz será ouvida.” Disse o anfitrião Joaquim Maia.

A palavra foi franqueada aos prefeitos presentes e todos se colocaram prontos para somar forças na cobrança pela início das obras. “Já estamos cansados de tantas promessas e anúncios vazios de que as obras da ponte terão início. Queremos ver na prática, sabemos da aprovação pelo Governo Federal para que o Estado faça o empréstimo e agora queremos ação por parte do Governador Marcelo Miranda.” Disse o prefeito Date, de Monte do Carmo.

Segundo a promotora Marcia Stefanello, “queimar pneus não é o caminho”, referindo-se ao bloqueio da ponte feito por moradores no último dia 4. “Temos que provocar ações e documentos que levem o Governo do Estado a dar início a esta importante obra para o Tocantins.” Disse a Promotora.

Populares

137

O radialista Aurivan Lacerda fez boas colocações, repassando informações da luta
pela construção da ponte

Várias pessoas presentes usaram da palavra, como a empresária Ângela do Hotel Visão, que lamentou a queda no seu movimento. Ronaldo do Campo, que protagonizou o fechamento da ponte no último dia 4, também se manifestou, bem como o radialista Aurivan Lacerda.

Comissão

Ao final, após muitas manifestações foi criada a Comissão que terá além dos prefeitos e vereadores, empresários, presidentes de associações e sindicatos.
Com a Comissão formada, foi anunciado pelo prefeito Joaquim Maia que a mesma buscará: marcar uma audiência pública na Assembleia Legislativa; buscar apoio em Brasília com deputados, senadores, ministros e na própria presidência da República; fazer encaminhamentos aos veículos de comunicação; dar início a um abaixo-assinado que será entregue ao Governador e ao final a realização de um grande movimento popular pelo início imediato da construção da ponte.

Financiamento
Para assegurar a construção da ponte, a Assembleia Legislativa, aprovou a contratação de financiamento internacional e no último dia 01 foi divulgado o aval dado pelo governo federal para que o Tocantins contraia a operação junto a um banco da Itália no valor aproximado de 145 milhões de reais destinados, exclusivamente, para a nova ponte de Porto Nacional.