Prefeitura de Porto Nacional realiza 1º edição da Caravana da Produção e fortalece serviços na zona rural do Município

Prefeitura de Porto Nacional realiza 1º edição da Caravana da Saúde e fortalece serviços na zona rural do Município 2

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Produção, realizou a 1ª Caravana da Produção. O evento levou aos Assentados do PA São João II diversos benefícios, dentre eles, a ordem de serviço para trabalho das máquinas, beleza da mulher, oficina de sabão líquido, caravana da saúde, palestra sobre cooperativa e atendimentos diversos.

Com 98 famílias cadastradas, o Assentamento São João II alavanca uma produção agropecuária muito forte em Porto Nacional. O Prefeito Joaquim Maia explicou que a Caravana irá circular toda a zona rural do Município levando soluções para as comunidades. “Estamos trazendo nossas máquinas para gradear terras, levar calcário, dentre outros serviços e assim dar condições aos produtores se prepararem para o plantio. Já antecipo que vamos continuar avançando em outras comunidades, não só com a caravana da produção, mas também com a caravana da saúde que realiza atendimentos médicos, consultas e exames. Tudo isso para estarmos sempre próximos ao homem do campo e às pessoas que estão residindo distante geograficamente da zona urbana”, explicou o Prefeito.

O secretário da Produção, Jefferson Lopes, informou sobre os principais serviços da Caravana. “Hoje se inicia o trabalho de gradagem, de preparo de solo, distribuição de calcários e diversos atendimentos aos produtores rurais. Estamos também atendendo a saúde do homem e da mulher do campo. Aqui mostra porque viemos e o que queremos com a gestão do prefeito Joaquim Maia”, frisou Jefferson.

O Presidente do Assentamento São João II, José Luiz Saraiva, explicou que a comunidade nunca recebeu uma ação como a Caravana. “É uma alegria muito grande. É uma ação de grande importância que nunca havia acontecido aqui na região do Assentamento São João II. Hoje os maquinários chegaram e estão à nossa disposição”, comemorou Luiz.

Prefeitura de Porto Nacional realiza 1º edição da Caravana da Saúde e fortalece serviços na zona rural do Município 3

Caravana da Saúde

A Caravana da Saúde, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, marcou presença no evento levando medicamentos e diversos atendimentos. A secretária Anna Crystina explicou que a equipe de saúde da zona rural percorre toda a extensão rural de Porto Nacional. “Hoje no município são 37 assentamentos onde em todos eles nós levamos a unidade móvel com uma equipe completa de médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliar de saúde bucal, agente comunitário de saúde, técnico de enfermagem, dentre outros profissionais”, informou.

Anna explicou ainda que a parceria da Saúde com a Produção irá percorrer toda a zona rural de Porto Nacional.  “Estamos no São João II oferecendo aos assentados, além de consultas médicas e de enfermagem, a coleta do PCCU (Preventivo Câncer de colo do útero), além de testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis. Temos também as vacinas, além de uma série de ações educativas e entendendo que precisamos fazer a prevenção e a promoção da saúde para a população do campo”, finalizou a secretária Anna.

O evento contou ainda com a participação da auditora fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elizangela Figueiredo.

Texto: Mychelle Tauane (Secom Porto Nacional)

Fotos: Eidimarques Vaz (Secom Porto Nacional)