Prefeitura de Porto Nacional promove reunião com gestoras de escolas sobre o Projeto Horta Educativa 2

Em reunião promovida pela Prefeitura de Porto Nacional, por meio da secretaria municipal da Produção juntamente com a secretaria municipal da Educação, gestores educacionais tiveram a oportunidade de dialogar sobre o agendamento de atividades no Projeto Horta Educativa.

A reunião aconteceu na Escola Municipal Delza da Paixão, onde se localiza a horta. “Estivemos com os gestores municipais de todas as escolas do Município onde tratamos da dimensão do projeto, seu funcionamento e agendamento. Depois da reunião, viemos pra horta fazer o reconhecimento da área e seus canteiros. O projeto da horta educativa é isso, a integração como um todo, da educação com a produção”, informou o secretário da Produção Jefferson Lopes.

“As escolas com suas respectivas gestoras terão o papel de fazer o agendamento das turmas que virão participar conosco do processo da horta. E esse agendamento é trazer os alunos para a aula prática dentro da horta educativa onde receberão conceitos de sustentabilidade com os nossos técnicos”, explicou o secretário.

Crescimento

O projeto vai funcionar também em mais três unidades de ensino, tendo também como diretriz o incentivo à produção de espécies frutíferas e hortaliças. O intuito é despertar nos estudantes o hábito da alimentação saudável.

“Além da horta educativa que temos aqui na cidade, nós temos um complemento na Escola Chico Mendes, na zona rural, e também na Escola Carmencita Matos Maia, que fica no Assentamento Flor Da Serra. Além disso, vamos dar um apoio com os técnicos na escola Marieta Macedo, no setor Vila Operária, onde já se iniciou todo um trabalho, existe uma horta, e que agora a Secretaria da Produção vai dar suporte técnico para fazer com que os canteiros produzam em grande quantidade”, complementou.

No projeto, a secretaria municipal da Produção com apoio de parceiros, oferece os insumos e equipamentos necessários ao cultivo e manutenção da horta.

Prefeitura de Porto Nacional promove reunião com gestoras de escolas sobre o Projeto Horta Educativa 3

Educação

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Francisca Hilderlene, destaca o potencial da utilização do espaço de aprendizado.

“Esse projeto da horta educativa vai poder ajudar a professora a trabalhar o conteúdo dentro da disciplina que leciona de maneira prática e dinâmica. Um planejamento inclusive será feito junto com a coordenadora pedagógica. Assim os alunos virão até a horta conforme o agendamento e trabalharão a pratica. Depois voltando pra sala de aula, a professora irá trabalhar nas disciplinas, o peso, a medida e a vitamina do alimento”, enfatizou a coordenadora pedagógica.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)