Secretaria da Produção de Porto Nacional realiza II Seminário Municipal do Serviço de Inspeção e visa incentivo à piscicultura

Secretaria da Produção de Porto Nacional inicia II Seminário Municipal do Serviço de Inspeção e visa incentivo à piscicultura 2

Porto Nacional sedia nesta quinta-feira, 24, e sexta, 25, o II Seminário Municipal do Serviço de Inspeção. O evento acontece na Câmara de Vereadores, sendo uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Produção. O tema do evento é “Fortalecimento das Agroindústrias de Pequeno Porte”, que visa fomentar a produção e comercialização do produtor rural do município.

A programação foi aberta na quinta-feira com palestra sobre agregação de valor ao pescado com o professor da UFT, Pedro Mujica, conhecido no Brasil inteiro por aprovar projetos de piscicultura no Brasil. Outro palestrante foi Rogério Dias do Sescoop/TO. Ele falou especificamente sobre o cooperativismo, em que apresentou os passos para os pescadores se organizarem.

Incentivo à piscicultura

O evento contou com a presença de representantes de agroindústrias do município, produtores da colônia de pescadores e gestores. O secretário municipal da Produção, Jefferson Lopes, destacou os esforços da gestão para fomentar o desenvolvimento da atividade, valorizando também a piscicultura.

“O seminário tinha um foco restrito totalmente para as agroindústrias, mas começamos a visitar as comunidades e observar que há uma produção grande na área do peixe em Porto Nacional. A gente então precisa fomentar isso, divulgando e incentivando o produtor rural”, explicou.

“Assim, acrescentamos dentro desse evento, um painel especial para o peixe, o pescado, sua finalidade, pra onde ir, como comercializar...”, complementou.

A médica-veterinária da Secretaria Municipal da Produção, Candirce Colombo, destacou a participação dos pescadores do Município no seminário. “Esse seminário é o segundo que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Produção, realiza em Porto Nacional, visando os pescadores da colônia de pescadores que querem regularizar a comercialização de peixe. A gente fez um dia hoje voltado pra piscicultura que eles entendem como é que funciona a comercialização, no que eles têm que se adequar, como  eles tem que construir um frigorifico”, informou Candirce.

Centro de comercialização

O secretário ressaltou que o centro de comercialização, localizado na antiga rodoviária, será colocado em pleno funcionamento. “Aquele espaço é para atender justamente o produtor rural e esse seminário se junta a isso. Ele é justamente para fomentar esse desejo. Pra instigar o produtor a ir abrir aqueles boxes que estão lá fechados, que é o desejo do prefeito Joaquim Maia ver todos eles funcionando”, enfatizou o secretário.

Programação

O evento termina na manhã desta sexta com palestra sobre Agroindústrias do SIM de Palmas e benefícios ministrada pela engenheira de alimento, Leandra Cristina Alencar Silva e pelo médico-veterinário, Geraldino Ferreira e palestra com o tema Responsabilidades de uma Agroindústria com a Médica Veterinária, Marcia Helena Fonseca.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Rodrigo Alves (Secom Porto Nacional)