PREFEITURA REALIZA MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE PNEUS USADOS

O recolhimento de pneus tem sido intensificado devido à proximidade do período chuvoso, pois a água parada nesses recipientes e sua má acomodação,facilita o aumento de focos do mosquito da dengue Aedes Aegypt.

A prefeitura municipal de Porto Nacional, por meio da SECRETARIA DEPLANEJAMENTO, REGULAÇÃO, HABITAÇÃO E MEIO AMBIENTE realizou nesta terça-feira (26/09/2017) mais uma ação de fiscalização e monitoramento de pneus usados no município.

TimePhoto 20170926 104328

ECOPONTO

O município conta com um ECOPONTO, que são pontos de armazenagemprovisória dos pneus inservíveis até o recolhimento para destinação ambientalmente adequada, conforme prevê a resolução nº 416/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Após armazenado, a coleta é feita por meio de parceira com a RECICLANIP,empresa que realiza o recolhimento sem ônus para os municípios com quem firma parceria. Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, realizou o carregamento dos caminhoes da empresa parceira.

TimePhoto 20170926 104751

Segundo a empresa, Cerca de 70% do que é recolhido serve como combustívelalternativo. Os outros 30% fazem parte da reciclagem para a fabricação de asfaltoecológico, solados de sapato, pisos industriais e tapetes para automóveis.Vale ressaltar que essa ação é corriqueira e de fundamental importância, umavez que a destinação adequada evita o descarte em áreas inapropriadas, o quecontribuiria para a poluição do meio ambiente e entupimentos de redes de esgotos quecausam o transbordamento, enchentes e poluição dos rios, bem como para a proliferaçãode insetos e animais vetores de doenças como: Dengue, Chikungunya, Zika Vírus eLeptospirose.