Assentamento Flor da Serra recebe Caravana da Juventude da Prefeitura de Porto Nacional 2

Na quinta-feira, 12, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Fundação da Juventude, levou as atividades do Projeto Caravana da Juventude à comunidade escolar do Assentamento Flor da Serra.

A equipe da Fundação da Juventude realizou encontros e palestras com alunos da educação fundamental da Escola Municipal Carmencita Matos Maia. As atividades foram gratuitas.

A Caravana da Juventude é um projeto itinerante que contempla jovens do município portuense com ações socioeducativas, esportivas, artísticas, culturais, e de cidadania, com o intuito de democratizar o acesso aos serviços públicos oferecidos pelo governo municipal.

Para o presidente da Juventude, Murilo Ferreira, a Caravana é um projeto que tem o objetivo de colaborar com o protagonismo juvenil e o desenvolvimento da comunidade local.

“Com a mudança da Secretaria Municipal da Juventude para a Fundação, nós criamos uma coordenação específica com atenção voltada para a juventude rural. Recentemente a Secretaria Nacional da Juventude fez um diagnóstico mostrando a realidade do jovem brasileiro das comunidades rurais. Então, o nosso objetivo principal é conhecer nossa juventude local, levantar uma bandeira de diálogo, conversar sobre o papel da juventude na mudança da sociedade, e com isso tudo levando todos os programas existentes da fundação”, explicou Ferreira.

Um dos pontos altos da ação foi a palestra sobre o consumo de drogas, principalmente de bebida alcoólica, explanada de forma educativa pela sargenta Glennea Rodrigues, instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Assentamento Flor da Serra recebe Caravana da Juventude da Prefeitura de Porto Nacional 3

“Nossa participação aqui é representando a Polícia Militar, o PROERD, um programa educacional de resistência às drogas, que atende o município de Porto Nacional e as cidades circunvizinhas com o intuito de atuar na área da prevenção, na redução do abuso e também na questão da prevenção da violência. Hoje o nosso tema é uma palestra sobre drogas, destacando o álcool, nesta comunidade um dos grandes problemas enfrentados. Vamos ter uma conversa com esses alunos levando orientação, um bate-papo de acordo com a realidade deles para que assim eles venham ter suporte, uma vida saudável, opções e escolhas seguras e responsáveis”, explicou a sargenta Glennea.

Na sequência foi realizado um torneio de vôlei com a participação da equipe da escola e da fundação. A ação social na escola possibilitou a emissão de carteiras ID Jovem, documento que permite acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artísticos e esportivos, além de meia-passagem em transportes intermunicipais.

O presidente da Fundação, Murilo Ferreira, agradeceu a parceria fundamental de toda Prefeitura, e em especial das secretarias da Cultura e Turismo, e Produção. Além da Polícia Militar.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)