Conferência Estadual da Criança e Adolescente: Porto Nacional na luta pela consolidação da política da infância e adolescência

WhatsApp Image 2019 07 31 at 16.48.35

O Município de Porto Nacional, através da Secretaria da Assistência Social com o apoio do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Articulação Municipal do Selo UNICEF participou, nos dias 30 e 31 de julho, da 10ª Conferência Estadual da Criança e do Adolescente, que aconteceu no auditório Cuica, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.

A Articuladora Municipal do Selo UNICEF e primeira-dama de Porto Nacional, Aline Maia junto com o presidente do CMDCA, Alan Gomes prestigiaram a conferência, que visa fortalecer a proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas - importantes instrumentos de mobilização e participação popular na discussão e na busca de soluções para os problemas que afligem a população infanto-juvenil local.

Vitória Soares Governo do Tocantins 7 768x509 1

O Conselho Municipal e a articulação municipal do Selo UNICEF apresentaram os avanços da gestão Joaquim Maia na política da infância e adolescência, como também as pautas deliberadas em reunião concentrada, ocorrida na sede do Conselho em Porto Nacional.

Além da aprovação de 25 propostas voltadas à proteção dos direitos das crianças e adolescentes, foram selecionados 33 delegados para participarem da conferência nacional, e durante a plenária foram apresentadas e aprovadas moções elaboradas durante as discussões entre os integrantes de cada eixo.

Destaca-se que durante o evento, todas as discussões tiveram a participação efetiva de crianças, adolescentes, membros da rede de proteção da criança e adolescente de diversos municípios do Tocantins, do governo do Estado, sociedade civil e conselhos de direitos.

Conforme o presidente do CMDCA, Alan Gomes, os resultados, depois da votação, levaram a escolha, entre os delegados participantes, de dois representantes de Porto Nacional para a Conferência Nacional, sendo 1 para a categoria adolescente (estudante IFTO Campus Porto Nacional, Matheus Escobar) e 1 para a categoria governo (Alan Gomes – Presidente CMDCA).

WhatsApp Image 2019 07 31 at 16.48.34 1

A conferência foi organizada pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA) com apoio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju),

Participação indígena

Com o intuito de integrar e contribuir para a construção de propostas que contemplem todas as crianças e adolescentes, a conferência também contou com participação de jovens indígenas e de representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Selecionada Vitória Soares Governo do Tocantins 62 1

Texto: Jornalista Luciana Macedo