Desfile cívico de 7 de setembro encanta população de Porto Nacional

Desfile cívico de 7 de setembro encanta população de Porto Nacional 8

Uma grande festa cívica marcou as comemorações à Independência do Brasil nesta sexta-feira, 7 de setembro. A Secretaria da Educação da Prefeitura de Porto Nacional trabalhou com muita dedicação para a realização da tradicional solenidade.

A Avenida Beira-Rio reuniu milhares de cidadãos, entre estudantes, pais, professores, autoridades e comunidade em geral para prestigiar as escolas municipais e estaduais, fanfarras, Exército, Marinha, Polícia Militar, Associação dos Reservistas, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Grupo de Escoteiros, secretarias municipais, Apae, entre outras entidades.

Desfile cívico de 7 de setembro encanta população de Porto Nacional 14

Diversidade e encanto

O prefeito Joaquim Maia que estava acompanhado da primeira dama, Aline Maia, e ao lado de secretários municipais, parabenizou toda a equipe pelo trabalho, enfatizando o valor simbólico da data em que se comemora a independência nacional.

“Uma festa muito bonita, com a participação das escolas municipais, das entidades que são apoiadas pelo munícipio. Tudo aquilo que a gente tem desenvolvido dentro da nossa cidade sendo representada aqui, como também as próprias forças armadas, Marinha e o Exército, que estiveram aqui engrandecendo junto com a Guarda Municipal. Eu tenho certeza que hoje Porto Nacional mostrou a sua força através da sua cultura, e também numa demonstração de patriotismo, de organização, através da entrega de todos aqueles que compõem a estrutura do Munícipio para ajudar na realização desse grande dia”, enfatizou o prefeito.

Desfile cívico de 7 de setembro encanta população de Porto Nacional 4

Resgate ao civismo

Vinte e quatro pelotões, formado por escolas e entidades, marcharam ao longo da avenida entoados por bandas e fanfarras, caracterizados especialmente para a ocasião.

“Esse 7 de Setembro foi uma data muito especial porque o desfile ficou muito bonito, e a cada ano que passa a gente vai melhorando. É um momento que se promove um resgate ao civismo e ao sentimento patriótico, principalmente nas crianças e jovens. O envolvimento dos alunos, e de toda gestão, foi primordial para a realização dessa belíssima iniciativa", comemorou a secretária da Educação, Shyrleide Maia.

Desfile cívico de 7 de setembro encanta população de Porto Nacional 16

Cultura regional

Bandeiras e faixas foram exibidas, destacando a cultura regional, fatos históricos, além de ações e atividades desenvolvidas no Município. “Eu achei maravilhoso. Muita homenagem. Isso é muito bom, trazendo a memória a Porto Nacional antiga, a Porto Nacional presente. Mostrou também tudo aquilo que se tem feito nas secretarias, da Saúde, do Esporte, da Educação. Tudo isso é trazer a recordação e memória da gente, as coisas boas de nossa cidade”, frisou a pastora Vanda Marli Moura, que prestigiava o evento ao longo da avenida.

Para o secretário municipal da Cultura e Turismo, Arnaldo Bahia, o desfile cívico superou as expectativas.

“196 anos de independência, e Porto Nacional como sempre participando da história política do nossos país. E neste 7 de setembro, como podemos observar, um desfile diferenciado, com a participação de vários elementos fundamentais que fizeram e fazem parte da nossa história. Porto Nacional como sempre na vanguarda do tempo”, refletiu satisfeito.

Desfile cívico de 7 de setembro encanta população de Porto Nacional 12

Homenagem

A secretaria do Esporte também desfilou, apresentando 12 alas com projetos desenvolvidos no Município e apoiados pela Prefeitura. Desportistas de diferentes modalidades foram homenageados pelo Prefeito Joaquim Maia.

Desfile cívico de 7 de setembro encanta população de Porto Nacional

Apresentações

O ato cívico contou ainda com a apresentação dos soldados do Tiro de Guerra 11-005, de Porto Nacional, comandado pelo SubTenente João Aerton Brauner.

E com diferentes canções e ritmos a Fanfarra Estudantil "A Furiosa" do CEM Florêncio Aires, bem como a Fanfarra da Escola Marieta Pereira de Macedo deram um show de cidadania e musicalidade.

A Banda de Música da Guarda Municipal Mestre Adelino, regida pelo maestro Alexandre, também foi destaque.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho e Eidimarques Vaz (Secom Porto Nacional)