Após restauração no teto do batistério, Catedral Nossa Senhora das Merçês reabre as portas ao público com a Missa de Cinzas

WhatsApp Image 2019 03 06 at 9.11.48 PM

Muita alegria e emoção marcaram a reabertura das portas da Igreja Matriz em Porto Nacional na noite desta quarta-feira, 6.

Fechada desde março de 2018 para um trabalho minucioso de restauração e conservação do teto do batistério, o templo foi reinaugurado com a Santa Missa de Cinzas celebrada pelo bispo Dom Romulado Matias e pelo pároco Jucimar Ribeiro.

Portanto, a igreja segue com a programação normal.

O prefeito Joaquim Maia, autoridades locais e o público em geral participaram da cerimônia. Os sacerdotes abriram a celebração eucarística, marcando o início do período da Quaresma e o lançamento da campanha da fraternidade, com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça - (Is 1,27)", a campanha chama atenção dos cristãos para ações e programas que devem garantir os direitos humanos.

WhatsApp Image 2019 03 06 at 4.04.07 PM

A Catedral Nossa Senhora das Merçês é um patrimônio histórico da cidade, onde muitas pessoas foram batizadas e se casaram. Em 2008, passou a fazer parte do conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Padre Jucimar, responsável pela igreja há dois anos, agradeceu a todos os envolvidos na restauração, e disse que a reabertura da matriz representa a aurora de um novo tempo, de amor e paz, de prosperidade e fraternidade. Agradeceu também a presença de autoridades e de jornalistas.

Referência no Tocantins, o templo deve receber fiéis de toda a região central durante a Semana Santa.

WhatsApp Image 2019 03 06 at 9.11.29 PM

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Rodrigo Alves (Secom Porto Nacional)