Programa Meu Bairro Melhor chega ao Brigadeiro Eduardo Gomes e região nesta sexta e sábado 2

A Prefeitura de Porto Nacional realiza sexta, 30 e sábado, 1, mais uma edição do Programa Meu Bairro Melhor. Desta vez o Setor beneficiado será o Brigadeiro Eduardo Gomes. A ação atenderá a região que abrange os Setores Padre Luso, Nacional, Santa Rita e Eldorado.

O objetivo do Programa é levar e otimizar aos cidadãos os serviços púbicos municipais e atender as demandas das comunidades. Esta será a oitava edição.

Antes o “Meu Bairro Melhor” passou pela Vila Operária, Granville, São Francisco, Luzimangues, Tropical Palmas, Cruzeiro do Sul e Alto da Colina. Todas as secretarias da gestão estão envolvidas.

As atividades de saúde começarão nesta sexta-feira na UBS Brigadeiro Eduardo Gomes, já os demais atendimentos acontecem no sábado, 1, a partir das 8h e serão divididas entre a UBS Brigadeiro Eduardo Gomes e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Esperança.

Saúde

A ação da saúde terá as seguintes ações da atenção primária: aferição de pressão, teste de glicemia capilar, IMC (índice de massa corpórea), consultas médicas, consultas de enfermagem, coleta de PCCU, atendimento em saúde bucal, PSE – Programa Saúde na Escola (teatro com equipe odontologia na escola Carmênia Matos), palestra promoção e prevenção em saúde sobre dengue, visitas dos ACS para educação em saúde, promoção e prevenção dengue, zika e chinkungunya, avaliação e atualização do cartão de vacina, atividade laboral/coletiva com educador físico, atendimento psicológico, atendimento com nutricionista, atendimento com assistente social e atualização do cartão SUS.

Na área de vigilância em saúde serão prestados os seguintes atendimentos: avaliação de tracoma, educação em saúde sobre dengue nos domicílios, inquérito/sorologia canino nos domicílios (coleta de sangue dos cães), visitas dos agentes de endemias para educação em saúde, promoção e prevenção dengue, zika e chinkungunya para eliminação de possíveis focos de dengue juntamente com a comunidade.

Em atenção especializada as equipes farão testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

Assistência Social

A Secretaria Municipal da Assistência Social levará aos moradores a tenda da alegria que terá atividades recreativas e uma apresentação teatral, parceria com a Secretaria Municipal da Educação, e também prestará atendimentos do Cadastro Único (Bolsa Família e Cartão do Idoso).

Esporte

A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer promoverá um amistoso de futsal, karatê e jogos de vôlei de areia.

Infraestrutura

A Secretaria Municipal da Infraestrutura vai atuar com serviços de varrição, roçagem, limpeza de bueiros, pintura de guias, sarjetas e meios-fios, operação tapa buraco, iluminação e revitalização de praças. Além disso, recolhe entulhos e madeiras descartados nas ruas, enviando-os ao destino correto.

Texto: Philipe Ramos (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)